Adoro geleia, principalmente com bolachinhas água e sal com requeijão e um delicioso café. Por gostar tanto de geleia e não querer “perder” os morangos que havia comprado, procurei uma receita. Perdi as contas de quantas receitas fiz e não ficaram boas… ou era muito doce que quase não se sentia o gosto do morango ou azedo com gosto de limão, acontece, né?
Depois de vários erros, veio essa maravilha. Essa receita é a mais simples possível, deliciosa e com gosto de morango, é claro! Não precisa de nada artificial e você terá sua geleia com 3 ingredientes.
Aqui em Rondônia são altas as chances de conseguir um morango mais azedo do que o doce, então se o seu estiver assim, acrescente mais duas colheres de sopa de açúcar.
É muito importante misturar os morangos com açúcar e deixar descansarem na panela. Pode parecer besteira ou um passo que se pode pular, mas esse processo faz com que a fruta libere pectina que é responsável pela consistência da geleia, além de conservar a cor vermelhinha do morango, não deixa que a fruta desmanche muito durante o cozimento.
Outro ingrediente importante é o suco de limão, seja ele tahiti ou siciliano, serve para diminuir o PH da fruta para formar a pectina e também realçar o sabor do morango. Encontrei ótimas informações nesse post maravilhoso do Essência.
Se você fizer, comente o que achou e marque a #ncavalhieri no Instagram para que eu possa ver a sua foto!! 💛
Ingredientes
Para a Geleia
430 gramas de morango
3/4 xícara de açúcar
1/2 colher de sopa de suco de limão
Modo de preparo
Geleia: Lave os morangos, retire os cabinhos e pique em pedaços pequenos. Caso queria uma geleia cheia de pedaços grandes, corte ao meio os morangos maiores e deixe os menores inteiros.
Em uma panela, coloque os morangos e o açúcar. Misture bem e deixe descansar por 15 minutos. Esse processo é necessário, pois vai ajudar a liberar a pectina do morango.
Depois de 15 minutos, ligue no fogo baixo, coloque o suco de limão, mexa bem e deixe cozinhar.
Mexa de vez enquanto por mais ou menos 20 minutos.
O ponto é quando você passa uma colher no fundo e acaba abrindo uma barreira que demore a voltar para o meio.
DICA:
- Enquanto os morangos forem cozinhando, por cima acaba criando uma espuma, se quiser retire com uma espumadeira.
- Para conservar sua geleia por mais tempo, esterilize os potes de vidro.
Presenteie alguém que você goste muito com essa geleia, pois não tem nada melhor que presentear alguém com algo que você fez com tanto carinho.
letícia diz
Olá, deixar a fruta descansar por 15 min para liberar a pectina serve para todas as frutas?
Nathalia diz
Oi, Letícia!
Desculpe a demora em responder.
Creio que esse processo não serve para todas as frutas, pois as frutas divergem nas quantidades, umas com mais pectina e outras com menos.
Para algumas frutas, principalmente quando o assunto é geleia, sei que é adicionado a pectina mesmo ou a casca da maçã para ajudar.
Beijos!