Fatias húngaras, mais conhecido como vício da minha mãe! Se tem uma coisa que minha mãe gosta, é de pão doce. Imagina como é difícil ir na padaria e sair só com um pãozinho? Essas foram feitas especialmente para o café do dia dos pais e desde o sábado anoite já tinha gente beliscando os pães.
O resultado são fatias deliciosas e sem complicação nenhuma. Para você ter uma ideia, hoje já não tem nenhuma fatia para contar história.
Depois que o post estava inteirinho pronto, hoje vi o Rogério Shimura na Namaria fazendo uma outra versão das fatias. A versão que ele fez ficou tão bonita que já fiquei com vontade de testar. Já imaginou a massa que gruda na sua mão no começo e que a medida que você sova, ela vai secando??
Essa receita vi no The Cookie Shop e fiz algumas adaptações. 😉
Se você fizer, comente o que achou e marque a #ncavalhieri no Instagram para que eu possa ver a sua foto!! 💛
Ingredientes
Para o Pão
1/2 pacotinho de fermento biológico seco (5 gramas)
2 colheres de sopa de açúcar
1 xícara de leite (morninho)
500 gramas de farinha de trigo (+ um pouco)
3 gemas
1 colher de sopa de manteiga
1 pitada de sal
Para o Recheio
150 gramas de coco ralado seco
100 gramas de manteiga sem sal
1 lata de leite condensado
Para a Calda
1/2 lata de leite condensado
100 ml de leite de coco
100 ml de leite
Modo de preparo
Massa: Em uma tigela, adicione o fermento e o açúcar. Misture e adicione o leite morno (não pode estar quente, se não matará o fermento).
Adicione as gemas e misture.
Vá adicionando aos poucos a farinha, o sal e a manteiga.
Coloque a massa em uma superfície enfarinhada para evitar que grude, sove por 20 minutos para que sua massa fique fofinha e elástica. Se necessário, adicione mais farinha.
Enrole a sua massa em um plástico filme e cubra com um guardanapo e deixe descansar até que dobre de tamanho. Se o clima estiver um pouco mais frio, ligue o forno para que sua cozinha fique quentinha.
Faça o recheio enquanto espera crescer!
Divida a massa no meio e abra com um rolo para que ela fique fina (1 cm) e no formato de um retângulo. Repita o processo com a outra parte da massa.
Espalhe metade do recheio para cada massa, com auxílio de uma colher deixe uma camada não muito grossa e uniforme, MAS lembre-se não espalhe no final da massa (3 cm) para que você consiga fechar sem que o recheio não saia.
Enrole cuidadosamente como se fosse um rocambole e corte na largura de +- 2 dedos. Parece pequeno, mas a massa vai crescer ainda.
Em uma forma untada com manteiga, coloque as fatias não muito juntas.
Cubra a forma com um guardanapo e deixe descansar por 40 minutos a 1 hora.
Pré-aqueça o forno a 180 graus e asse o pão por 30 minutos ou até que esteja levemente dourado.
Aqui rendeu duas formas de 25cm.
Recheio: Misture todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Reserve.
Calda: Em uma panela, junte todos os ingredientes, misture e deixe ferver. Assim que as fatias saírem do forno, pincele por cima.
Deixe um comentário