Depois de fazer uma panela de doce de leite (ensinei no último post), já dá pra imaginar que fiquei pensando qual seria a próxima receita para usar esse doce maravilho e que combinasse com as Festas Juninas/Julinas. Churros por si só já é uma receita deliciosa e nas festas é um dos meu doces favoritos, mas alguém já comeu Brigadeiro de Churros? Se não, é simplesmente maravilhoso!! Continue aqui que você não vai se arrepender.
Já fiz essa observação na receita de Beijinho, mas não custa nada lembrar se você não viu: a diferença de um bom brigadeiro está sempre nos detalhes: manteiga sem sal e uma pitada de sal fazem toda diferença. Mas por que não colocar manteiga com sal? Por não saber a quantidade de sal que vem em uma colher de sopa… você pode estar colocando mais sal ou menos do que o necessário. Mas… se você só tem manteiga com sal, pode substituir, mas retire também a pitada de sal. A pitada de sal serve para realçar o sabor do doce e não, não fica salgado. A glucose é utilizada para evitar que o seu doce cristalize com tanta rapidez. Sabe aqueles docinhos que você come e a textura parece areia? Então, a glucose vai evitar com que isso aconteça.
A massa tem canela, porque quando testei sem, achei que faltava algo e a canela faz muita diferença no gosto final. Rechear ou não rechear? Eu recheei e apesar de dar um pouco mais de trabalho, o resultado final fica mais gostoso, não tem jeito. Se achar que é muito trabalhoso rechear um por um, apenas decore por cima com doce de leite (use um saco de confeitar e o bico 1M).
Se você fizer, comente o que achou e marque a #ncavalhieri no Instagram para que eu possa ver a sua foto!! 💛
Ingredientes
Para o Brigadeiro de Churros
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1/1 colher de chá de canela em pó
1 colher de sopa de glucose (karo/mel)
1 pitada de sal
100 gramas de doce de leite (para rechear)
açúcar refinado (para passar)
1 colher de sopa de canela em pó (para passar)
Forminhas de brigadeiro
Modo de preparo
Brigadeiro: Em uma panela, fogo baixo, adicione o leite condensado, a manteiga, a 1/2 colher de chá de canela em pó e a glucose, misture bem, cozinhe sempre mexendo até obter o ponto de brigadeiro (quando você vira a panela, o brigadeiro desgruda do fundo da panela). Quando der esse ponto, mexa por 2 minutos.
Coloque o brigadeiro em um prato, cubra com o plástico filme em contato e deixe esfriar.
Se não estiver com pressa, deixe esfriar em temperatura ambiente, mas caso esteja com pressa, leve para geladeira por aproximadamente 1 hora ou até que esteja completamente frio.
Retire da geladeira somente a massa, deixe o doce de leite gelando.
Passe manteiga nas mãos para que o brigadeiro não grude e com auxílio de uma colher, faça as bolinhas de 17 gramas. Deixe todas separadas em um prato e leve para geladeira novamente (aqui estava muito calor).
Abra a bolinha (tente não deixar muito fina se não ela acabará rachando, coloque um pouco de doce de leite e feche cuidadosamente.
Depois de fechada, boleie novamente para que fique redondinha.
Em uma tigela, misture o açúcar refinado e a canela e passe o brigadeiro para finalizar e coloque em forminhas.
Você não gosta de doce de leite? Churros também combina muito bem com chocolate! Substitua por ganache de chocolate e use quando estiver um pouco mais consistente.
Clayci diz
Não faça isso com o meu coração por favor
ahuahuiauahiuahuiha eu olhei a foto do thumb e pensei PQ ..
Fiquei com muita vontade <3
Nathalia diz
Hahahaha Adorei o seu comentário, Clayci!
Churros é uma maravilha! E esse brigadeiro… 😍
Se você fizer, me conta o que achou!
Beijos!