Vocês gostam de receitas saudáveis? Junto com a minha amiga Alyne Mayumi que é nutricionista, tivemos a ideia de adaptar várias receitas, as tornando mais saudáveis e postar aqui todas as segundas-feiras, assim você já pode começar a semana com mais saúde e equilíbrio! Para mais receitas saudáveis, clique aqui.
Já imaginou fazer a seu próprio iogurte? Vamos começar essa semana muito bem! Teve uma época que minha mãe fazia sempre aqui em casa (aqui chamamos de coalhada), mas nunca imaginei que ela teria tantos benefícios assim para saúde. Segundo a nutricionista Alyne:
- O iogurte é rico em proteínas: elas fazem parte da construção, reparação e renovação dos tecidos do corpo (inclusive pele, unhas e cabelos) e participam da produção de anticorpos (ajudando na imunidade).
- É também rico em cálcio que é fundamental para a manutenção dos ossos, dentes e unhas (um ótimo aliado para as pessoas que sofrem com a osteoporose).
- Além disso, a presença de micro-organismos benéficos melhora a função intestinal, inibindo a ação de bactérias patogênicas. Ou seja, a longo prazo, ele promove o equilíbrio da flora intestinal, ajudando tanto na constipação quanto em quadros de diarreia e gases.
Todos os ingredientes que usamos é buscando a redução de gorduras para quem está em uma dieta mais restritiva, mas se você não está, ao invés dos desnatados, use os integrais que vai dar certo do mesmo jeito! O segredo é que quando usamos os desnatados, você tem a necessidade de deixar mais tempo o iogurte descansando para que fique firme, já com o integral, você pode diminuir esse tempo. 😉
Se você fizer, comente o que achou e marque a #ncavalhieri no Instagram para que eu possa ver a sua foto!! 💛
Ingredientes
Para a Coalhada
1 litro de leite desnatado
3 colheres de sopa de leite em pó desnatado
170 gramas de iogurte natural sem adoçar
Modo de preparo
Coalhada: Em uma leiteira (ou panela), coloque todo o leite e leve para ferver.
Assim que ferver, desligue e deixe amornar. Tem que estar bem morno, se não seu iogurte não dará certo. Se tiver termômetro culinário, por volta de 40-45 graus já da pra usar. Se não tiver, para saber se está na temperatura certa, coloque coloque o dedo no leite e se conseguir ficar 10 segundo, já está ok.
No pote que irá guardar o iogurte (somente vidro ou cerâmica, alumínio é melhor não), misture o iogurte e o leite em pó até não ter nenhum grumo.
Depois que o leite estiver morno, adicione-o a mistura do iogurte e leite em pó, misturando bem.
Tampe o pote, embrulhe em uma toalha de mesa (ou guardanapos) e guarde em um lugar quentinho. Aqui guardo sempre no armário. Não guarde dentro da geladeira.
Deixe descansando de 12-24 horas.
Desembrulhe o pote e seu iogurte já está pronta para gelar. Por cima formará um soro, se quiser um iogurte mais consistente, retire esse líquido com auxílio de uma colher.
Conserve na geladeira de 3-5 dias.
Aqui onde moro, está super calor e é assim quase o ano inteiro, o que é ótimo para que o leite fermente e vire iogurte pois é o calor que faz essa mágica, mas se você está em pleno inverno, não é impossível. Vi no site da Rita Lobos algumas dicas: antes de preparar, deixe o iogurte fora da geladeira (temperatura ambiente) e ligue o forno na temperatura máxima por 15 minutos e depois desligue. Assim, ao invés de colocar no armário, como faço aqui em casa, você deixa descansar no forno. Se você tiver uma bolsa térmica com algumas garrafas com água quente que irá conservar melhor o calor.
Depois de pronta e geladinha, você vai ter um mundo de coisas para completar o seu iogurte. Aqui adocei com mel, polvilhe canela por cima e incrementei com frutas picadas (pode ser também geleias e até mesmo granola).
Deixe um comentário