Como foi o feriado de vocês? Quando tem feriado no meio da semana, o final de semana chega tão mais rápido, não acha? Tudo isso para dizer que se você tava na dúvida de bolo ou pudim para o final de semana, que tal os dois juntinhos com a refrescância do limão?
Vai parecer loucura juntar os dois, mas dá super certo. O bolo sobe, o pudim desce e a magia acontece! O pudim continua sendo bem cremoso, sem bolinhas (para os inimigos das bolinhas) e o bolo do limão é molhadão, principalmente por causa da calda de caramelo.
O limão que usei nessa receita foi o siciliano, MAS uma dica bem legal é que você pode usar tanto o tahiti quando o siciliano. Cada um trás uma característica diferente a essa receita, mas devo confessar que com o limão siciliano fica muito bom, mas com o limão tahiti fica perfeito!
Se você fizer, comente o que achou e marque a #ncavalhieri no Instagram para que eu possa ver a sua foto!! 💛
Ingredientes
Para a Calda
1 e 1/2 de xícara de açúcar
Para o Pudim
1 lata de leite condensado
150 ml de leite
1 lata de creme de leite (ou 2 caixinhas)
3 ovos
Para o Bolo de Limão
1/2 xícara de óleo
raspas e suco de 2 limões
3/4 xícara de açúcar
2 ovos
1 e 1/4 xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
Modo de preparo
Calda: Coloque 1/2 xícara de açúcar em uma panela, fogo baixo e a medida que ele vai derretendo, vá adicionando mais até obter uma calda dourada. Cuidado para não queimar o açúcar.
Cuidadosamente, porque vai estar MUITO QUENTE, despeje a calda em uma forma de pudim, com auxílio de uma colher ou espatula de silicone, passe o caramelo pela forma ou vá girando, para que o caramelo cubra boa parte dela.
Pudim: No liquidificador adicione todos os ingredientes e bata por 03 minutos. Reserve.
Bolo: Em uma tigela, adicione o óleo e as raspas de limão.
Adicione um ovo de cada vez, batendo bem em cada adição.
Adicione o suco dos limões e misture.
Peneire a farinha, o sal e o fermento e adicione a essa mistura até obter uma massa homogênea.
Com a forma caramelizada, despeje o bolo e depois coloque delicadamente o líquido do pudim por cima.
Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 1 hora em banho-maria (lembre-se de ferver a água antes, assim ele já vai cozinhando) coberto com papel alumínio, depois + 40 min sem o papel alumínio ou até que a superfície do bolo esteja levemente dourada.
Retire do forno e deixe esfriar.
Cubra e leve para geladeira por pelo menos 6 horas antes de desenformar.
Faça de noite e deixe na geladeira de um dia para o outro, assim ele vai gelar por completo e o sabor vai ficar mais intenso. 😉
Deixe um comentário