Final de semana chegando e aqui vai a receita desse pudim de leite condensado com pasta de baunilha super cremoso para adoçar o seu dia. MAAAS antes de começar, um aviso:
NÃO DESENFORME O PUDIM QUENTE OU MORNO!
A não ser que você queira aparecer no Chefs da Quarenta, NÃO DESENFORME O PUDIM QUENTE OU MORNO! Essa receita depois de gelada é extremamente cremosa. Por isso depois de morno, ele precisa gelar por no mínimo 4 horas para que não aconteça um grande desastre.
Para desenformar depois de gelado é simples: coloque a forma na boca do fogão, deixe por uns 20 segundos e retire. Passe uma faquinha em volta de toda lateral. Se você mexer a forma e o pudim estiver solto, é só virar na forma de servir. Pronto, sem nenhum desastre! Caso sobre um pouco de caramelo grudado no fundo da forma, coloque um pouco de água e leve para ferver.
Food Styling/Fotografia: Nathália Cavalhieri
ingredienteS:
- Leite condensado;
- Creme de leite;
- Leite;
- Ovos;
- Baunilha.
Sim, gente, esse pudim é de leite condensado. Pudim é feito só se tiver leite condensado? Não, de jeito nenhum. A exemplo disso o Pudim de Leite em Pó, fora outras receitas pela internet a fora.
CARAMELO FEITO A SECO
Eu prefiro mil vezes fazer o caramelo a seco. Não tem muito segredo, só prestar atenção e cuidado, porque uma gotinha de caramelo, é certeza de bolha.
DICAS/PERGUNTAS:
Açúcar: Uso o açúcar cristal, pois é o que encontro com maior facilidade e é mais barato.
Leite: Integral.
Por que assar em banho-maria: É para que o pudim cozinhe lentamente, em uma temperatura bem menor que a de 180 graus do forno, evitando assim que não crie furinhos.
Posso fazer o pudim na mão? Pode sim! Use um fouet para facilitar na mistura.
PUDIM DE LEITE CONDENSADO CREMOSO
Equipamento
- Liquidificador
- Forno
Ingredientes
PARA A CALDA
- 1 x açúcar (180 g)
PARA O PUDIM
- 1 lata leite condensado (395 g)
- 2 cx. creme de leite (400 g)
- 1 x leite (250 g)
- 4 ovos (200 g)
- 1 colher de chá pasta de baunilha (5 g)
Instruções
- Coloque água para ferver para o banho-maria.
- Ligue o forno para pré-aquecer a 180 graus.
CALDA
- Em uma panela, fogo baixo, coloque 1/2 xícara de açúcar e a medida que ele vai derretendo, vá adicionando mais até obter uma calda dourada. Cuidado para não queimar o açúcar.
- Despeje a calda em uma forma de pudim, com auxílio de uma colher ou espátula de silicone, vá girando a forma com um pano para que o caramelo cubra boa parte dela. Faça com cuidado, porque vai estar MUITO QUENTE.
PUDIM
- No liquidificador adicione todos os ingredientes e bata até obter uma mistura homogênea.
- Coloque a forma do pudim dentro de outra forma para fazer o banho-maria (não coloque água ainda).
- Despeje esse líquido na forma já com a calda, cubra com papel alumínio.
- Leve ao forno, despeje a água na forma de fora e deixe assar por 1 hora em banho-maria a 180 graus.
- Retire o papel alumínio e deixe assar mais 20 minutos.
- Retire do forno (cuidado com a água) e deixe esfriar.
- Cubra e leve para geladeira por pelo menos 4 horas antes de desenformar. Nâo desenforme antes de estar completamente gelado.
Se você fez ou gostou da receita, adoraria que você deixasse um comentário dizendo se gostou. Também não esqueça de nos marcar no Instagram e colocar a #ncavalhieri para que eu possa ver sua foto! 💛
POR QUE A RECEITA ESTÁ EM GRAMAS E EM XÍCARAS?
Receita em gramas é a certeza que você conseguirá reproduzir exatamente o que estou fazendo aqui. As xícaras não possuem medidas padrão, vão de 200-250g e dependendo da receita, 50 gramas a mais ou a menos, fará muita diferença. Depois desse tempo off por aqui, usei muito a balança para fazer tudo na cozinha, inclusive vários doces. Cozinhar usando balança te livra de lavar louça a mais, além de ser bem baratinha (aqui você pode conferir).
Também deixei a opção de xícaras caso você queira usar! Na lateral desse post, você pode conferir o conversor básico de medidas ou ter como base 1 xícara: 250ml | 1 colher de sopa: 15ml, mas lembre-se que esse sistema não é preciso.
Deixe um comentário