Se você é apaixonado por pães, as fatias de calabresa são perfeitas para você! Elas são pães saborosos, fáceis de fazer e rendem muito. Esse pão não necessita de longas fermentações e sim, necessita de sova, mas calma, não é difícil. Ao sovar o pão, você ajuda a desenvolver as cadeias de glúten, assim o resultado é um pão muito macio.
Se pretende fazer hoje para consumir nos dias seguintes, depois de assado, guardar bem embalados na geladeira. Se não for consumir nos dois primeiros dias, guarde no congelador por até 30 dias (assados).
Food Styling/Fotografia: Nathália Cavalhieri
Não gosta de calabresa? Não tem problema, você pode tentar outros tipos de recheios que devem ficar tão bom quanto esse.
OPÇÕES DE RECHEIOS:
- Presunto, queijo, tomate, cebola e orégano;
- Queijo, palmito, milho, cebola e salsinha;
- Bacon com queijo e salsinha.
DICAS/PERGUNTAS:
Pode tirar a batata? Não! A batata deixa a massa macia e não se preocupe que não tem como identificar o sabor da batata. Mas confie em mim, existe uma diferença significante no sabor final.
Mas por que não usar o leite quente? Quando você usa o leite morno (para testar, coloque o dedo no leite e se aguentar mais de 10 segundos, de fato ele está morno) você estimula o fermento a trabalhar. Ao usar o leite quente, ao invés de ativar, ele acaba matando o fermento. Se isso acontecer, jogue e recomece novamente, pois não tem como reverter o processo.
Posso usar fermento biológico fresco? Pode sim, só que diferente a quantidade e método são diferentes. Vale dizer que 1 tablete de fermento fresco (15g) equivale a 1/2 colher de sopa (5g) de fermento seco. Em todas as receitas que levam fermento biológico, sempre opto pelo uso do seco, pois encontro mais facilmente e a sua conversação é bem melhor.
Qual o tipo de farinha que devo usar? Bem, seria ideal se fosse farinha própria para pão. Um pão com essa farinha fica mais macio. Para achar uma boa farinha de pão, procure pela que contenha o maior valor de proteína. Ex: Anaconda Premium e Nita (as que encontro com mais facilidade). Aqui na região norte do Brasil, tenho dificuldades de encontrar outras que não sejam as de cima, então, sim, as vezes apelo para a Dona Benta mesmo que é ótima para bolos e não pães.
Essa massa pode ser feita sem uma batedeira planetária? Pode sim! Só que tenha em mente que depois que você misturar a massa, você terá que sovar muito bem em uma bancada para ajudar a desenvolver o glúten. O glúten tem um papel essencial aqui: ele dá elasticidade ao pão, assim o pão cresce, fica fofo e macio.
Fatias de Calabresa
INGREDIENTES
Para a Massa
- 1 x batata inglesa (170 g)
- 3/4 x leite morno (170 g)
- 2 colheres de sopa manteiga em temperatura ambiente (28 g)
- 3 colheres de sopa açúcar (30 g)
- 1 und. ovo (50 g)
- 1 pacote fermento biológico seco (12 g)
- 1 colher de chá sal
- 3 x farinha de trigo (400 g)
Para o Recheio
- 300 g calabresa (fatiada em rodelas finas)
- 150 g queijo muçarela
- 3 colheres de sopa azeitona
- 1 cebola (fatiada em rodelas finas)
- orégano (a gosto)
- 1 gema de ovo batida (para pincelar)
MODO DE PREPARO
Massa
- Descasque as batatas, pique em pedaços médios. Na panela, coloque as batatas e cubra com água. Deixe cozinhar até ficarem macias (espete um garfo para saber quando estiver pronto. Escorra a água, amasse e reverse até ficar morno.
- Na batedeira coloque a batata amassada, o leite morno, manteiga, açúcar, ovo, fermento e misture.
- Adicione a farinha e misture.
- Quando a massa estiver homogênea, adicione o sal.
- Sove por 10 minutos. A massa é um pouco pegajosa (quando você tocar, ela deve grudar levemente, mas não muito). Se estiver grudando muito, adicione um pouco mais de farinha e continue sovando. Lembre-se de não colocar muita farinha e acabar deixando a massa seca.
- Em uma vasilha, onde a massa irá crescer, passe um pouco de óleo, espalhe pelo fundo, coloque a massa, cubra com um plástico e deixe descansar por 1 hora.
- Enquanto espera a massa cresce, prepare o recheio.
- Depois do tempo de fermentação da massa, abra em formato de retângulo com espessura de 1 cm.
- Coloque as calabresas, cebolas, azeitonas, orégano e queijo, espalhando uniformemente, exceto a borda oposta do começo da massa (+-4cm) para que a massa grude quando você enrolar.
- Com uma faca bem afiada, corte o rocambole com uma espessura de 2,5 cm – quase a medida de dois dedos.
- Unte uma forma com óleo e coloque as fatias com espaço entre elas para que possam crescer.
- Cubra com um plástico e deixe fermentar por 1 hora ou até dobrarem de tamanho.
- Retire o plástico, pincele o ovo batido por cima e salpique um pouco de orégano.
- Leve para forno pré-aquecido a 180 graus por 20 minutos ou até que estejam douradas.
Recheio
- Leve para forno pré-aquecido a 180 graus por 20 minutos ou até que estejam douradas.
- Pique a azeitona em pedaços médios.
- Separe os outros ingredientes e aguarde a massa crescer.
NOTAS
Se você fez ou gostou da receita, adoraria que você deixasse um comentário dizendo se gostou. Também não esqueça de nos marcar no Instagram e colocar a #ncavalhieri para que eu possa ver sua foto! 💛
POR QUE A RECEITA ESTÁ EM GRAMAS E EM XÍCARAS?
Receita em gramas é a certeza que você conseguirá reproduzir exatamente o que estou fazendo aqui. As xícaras não possuem medidas padrão, vão de 200-250g e dependendo da receita, 50 gramas a mais ou a menos, fará muita diferença. Depois desse tempo off por aqui, usei muito a balança para fazer tudo na cozinha, inclusive vários doces. Cozinhar usando balança te livra de lavar louça a mais, além de ser bem baratinha (aqui você pode conferir).
Também deixei a opção de xícaras caso você queira usar! Na lateral desse post, você pode conferir o conversor básico de medidas ou ter como base 1 xícara: 250ml | 1 colher de sopa: 15ml, mas lembre-se que esse sistema não é preciso.
Receita adaptada: @brunarebelo
Deixe um comentário